sábado, 29 de setembro de 2012

Penfigóide Bolhoso

O que é?

         O Penfigóide bolhoso é uma doença crônica (de longa duração), autoimune, que atinge principalmente pessoas acima de 60 anos de idade, de ambos os sexos, formando bolhas grandes e tensas na pele. Em alguns casos, também pode atingir as mucosas.
         A formação das bolhas ocorre devido ao ataque, por anticorpos, contra a membrana basal, uma fina camada fibrosa que conecta a epiderme, que é a camada mais externa da pele, com a derme, segunda camada. A causa deste ataque é desconhecida.
         Já foi descrito o surgimento da doença após exposição à radiação ultravioleta, radioterapia ou uso de alguns medicamentos.

Sintomas

        A doença é caracterizada pelo surgimento de bolhas espalhadas pelo corpo, com predileção por áreas de dobras da pele, como as virilhas e axilas, abdomen, coxas e braços, geralmente acompanhadas por prurido (coceira). Em alguns casos as bolhas podem ser precedidas por lesões semelhantes às da urticária.
       As bolhas características da doença são grandes, preenchidas por líquido transparente ou contendo sangue, e não rompem-se facilmente. A pele ao redor das bolhas pode ter aspecto normal ou estar avermelhada. Quando as bolhas se rompem, deixam ferida sensível ou dolorosa que, em geral, não dão origem a cicatrizes.
       O penfigóide bolhoso pode apresentar períodos de melhora e piora. O acometimento das mucosas é raro e, quando ocorre, as lesões costumam ser discretas.

 
 
Tratamento
 
           A finalidade do tratamento é diminuir a formação das bolhas e promover a cicatrização das feridas resultantes. Os medicamentos mais comumente utilizados tem ação antiinflamatória (corticosteróides, tetraciclinas, dapsona) ou imunossupressora (azatioprina, methotrexate, ciclofosfamida).
           Corticosteróides de uso tópico podem ser uma opção nos casos com lesões localizadas ou em associação com medicações orais, na tentativa de reduzir as suas doses e evitar possíveis efeitos colaterais.
           Como a doença atinge principalmente idosos, a terapia deve ser individualizada para cada paciente pelo médico dermatologista, buscando-se a menor dose possível de medicação que seja suficiente para controlar a doença e levando-se em conta a presença de enfermidades preexistentes ou outras condições de saúde que são comuns nas pessoas desta faixa etária.

Um comentário:

  1. ESTOU TOTALMENTE LIVRE DO VÍRUS DE HERPES
    Herpes é uma condição séria e recorrente que não pode ser curada por drogas ou injeções do DR JAMES, mas a melhor maneira de lutar contra o herpes é tomar remédios naturais à base de ervas. Estou ciente do DR JAMES, o grande fitoterapeuta que cura pessoas do vírus HIV com seu poderoso medicamento fitoterápico. Eu o contatei para descobrir como ele poderia me ajudar e ele me disse para nunca ter medo de que ele me ajudasse com o remédio de ervas naturais! Após 2 dias de contato, ele me disse que o medicamento está pronto e ele me enviou via DHL COURIER SERVICE e ele me pegou em 3 dias! Usei o remédio que ele receitou (MANHÃ E NOITE) e fiquei curado! É realmente um sonho, mas estou tão feliz! Para pessoas que sofrem das seguintes doenças, herpes zoster, esclerose múltipla, penfigóide bolhoso, diabetes, câncer, Pcos, hipotireoidismo, herpes, DPOC, HIV, artrite, Hpv, infecções, doença hepática, doenças autoimunes, doença de Parkinson, lúpus e mais para o seu medicamento fitoterápico, porque sou uma testemunha viva e fui curada do vírus da herpes. e a medicina do DR James é legítima. Mandei pra ele o que ele pediu e ele me mandou o remédio que tomei 2 semanas e hoje estou aqui com resultado negativo. Quando fui fazer o teste, fiquei muito feliz depois de tomar seu remédio à base de ervas.CONTATE DR JAMES PARA UMA CURA PERMANENTE Email: drjamesherbalmix@gmail.com

    ResponderExcluir