sábado, 22 de setembro de 2012

Glomerulopatia Membranosa

O que é?

            O termo ‘Glomerulopatia Membranosa’ ou simplesmente ‘Nefropatia membranosa’ é genérico, traduzindo apenas um padrão de lesão glomerular. A GM pode aparecer de forma isolada (primária ou idiopática), ou ser secundária a diversas condições sistêmicas específicas, como o lúpus, a hepatite viral e as neoplasias sólidas, ou mesmo após o uso de determinados medicamentos, como o captopril, os sais de ouro e a penicilamina. A glomerulopatia membranosa idiopática (GMi) é a segunda causa mais comum de síndrome nefrótica primária em adultos, sendo responsável por 30% de todos os casos.
           A explicação da proteinúria não seletiva típica da GM tem sido elucidada recentemente. Tudo começa pela ativação local do sistema complemento, formando o complexo C5b-9. Este, por sua vez, estimula as células epiteliais e mesangiais a produzir proteases e oxidantes, responsáveis em última análise pela degradação da matriz da MBG, levando à perda da barreira de tamanho. Nas formas secundárias, os imunodepósitos costumam ser provenientes do plasma (ex: LES), já na forma idiopática, são formados no próprio glomérulo, pelo surgimento de um autoanticorpo contra um antígeno localizado entre a MBG e o epitélio visceral.

Sintomas e Diagnóstico

          Em 70-80% dos casos, a apresentação clínicas da GMi é a de uma síndrome nefrótica clássica, insidiosa, que ocorre na maioria das vezes duma faixa etária entre 30-50 anos. Nos 20-30% restantes, há proteinúria nefrótica sem sintomas (ausência de edema). Duas complicações são esperadas e podem dominar o quadro clínico: as complicações tromboembólicas e a glomerulonefrite rapidamente progressiva. A GM costuma mostrar proteinúria maciça, que na maioria das vezes é do tipo não seletiva, hematúria microscópica (30%) e complemento sérico normal. O achado de hipocomplementemia sugere GM secundária ao LES.
         Todo paciente que desenvolve síndrome nefrótica por nefropatia membranosa, após biópsia renal para confirmar tal diagnóstico, deve ser submetido a alguns exames de triagem para descartar lesão secundária a uma doença sistêmica ainda silente. Se a investigação se relevar negativa, o diagnóstico de GMi deve ser firmado e o tratamento prontamente iniciado. Os exames de triagem são FAN, complemento sérico, anti DNA, HBsAg, anti-HCV, VDRL, RX tórax, US abdominal e sangue oculto nas fezes. Se o paciente apresentar mais de 50 anos, pede-se mamografia e colonoscopia e, em áreas endêmicas, pesquisa-se esquistossomose e malária.

Evolução e Tratamento

          Como a evolução da GM é extremamente variável, há muita dificuldade na realização e interpretação de estudos sobre os verdadeiros da terapia medicamentosa. 10-20% dos adultos com GMi apresentam remissão espontânea completa da síndrome, 25-40% remissão espontânea parcial e 40-50% apresentam perda progressiva da função renal.
          Pela possibilidade de remissão espontânea, grande parte dos pacientes não necessita, a princípio, de um tratamento específico, a não ser os considerados pacientes com fatores de mau prognóstico, que são: sexo masculino, idade avançada, hipertensão, proteinúria maciça persistente, hipoalbuminemia significativa, hiperlipidemia, insuficiência renal no diagnóstico, esclerose focal e lesão tubulointersticial associada na biópsia. 
         Nesses casos, a terapia imunossupressora está indicada. Os melhores resultados são com a associação de um imunossupressor (Ciclofosfamida ou Clorambucil) com a Prednisona, por um período de 6-12 meses.

Um comentário:

  1. A SÍNDROME NEFRÓTICA é uma doença renal grave que não pode ser curada por drogas ou injeções, mas a melhor maneira de se livrar da síndrome nefrótica é tomar um medicamento fitoterápico natural para ela.
    Fui diagnosticado com síndrome nefrótica por 15 anos e tentei diferentes medicamentos ou tratamentos com drogas, mas todos sem sucesso. Uma amiga preciosa me contou sobre o centro de ervas Dr. James, a casa do bem-estar. Ela me deu seu endereço de e-mail, entrei em contato com ele rapidamente para que ele me garantisse que seu remédio fitoterápico curará minha síndrome nefrótica. e eu estarei curado para sempre eu disse Ok. Eu perguntei a ele sobre o processo de cura, ele me pediu para pagar as taxas que eu fiz e em 5 dias úteis ele me mandou o fitoterápico então ele me instruiu sobre como beber de manhã e à noite durante duas semanas para ficar curado. Eu contei a Gomez meu amigo sobre o remédio fitoterápico, então ele me deu ir em frente para bebê-lo. Então, depois de beber por duas semanas, fiquei curado da síndrome nefrótica. Estou muito grato e prometi que recomendaria qualquer pessoa com síndrome nefrótica ao Dr. James e é isso que estou fazendo. A medicina mista de ervas do Dr. James me fez acreditar que há esperança para as pessoas que sofrem de doença de Parkinson, esquizofrenia, câncer, escoliose, câncer de bexiga, câncer colorretal, câncer de mama, câncer de rim, leucemia, câncer de pulmão, câncer de pele, câncer de útero, Câncer de próstata, fibromialgia, a
    Síndrome Fibrodisplasia, Epilepsia Doença de Dupuytren, Diabetes, Doença celíaca, Angiopatia, Ataxia, Artrite, Esclerose Lateral Amiotrófica, Doença de Alzheimer, Carcinoma adrenocortical.Asthma, Doenças alérgicas.Hiv_ Aids, Herpes, Doença inflamatória intestinal, Copd. Seu remédio é fácil de beber, sem efeitos colaterais, ele também me aconselhou a aumentar minha ingestão de vegetais frescos e de fibras, o que ajuda a manter meus hábitos intestinais regulares.e evitar a ingestão de alimentos com alto teor de potássio e magnésio
    Aqui estão as informações de contato dele ... [Email ... drjamesherbalmix@gmail.com

    ResponderExcluir