quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Vitamina D no Tratamento de Doenças Auto-Imunes

                O filme “Vitamina D – Por uma outra terapia”, produzido entre 2011 e 2012, conta a história de seis portadores de doenças autoimunitárias (a maioria com esclerose múltipla) que tiveram suas vidas transformadas por um tratamento à base de vitamina D.
                Com direção de Daniel Cunha, jornalista, portador de esclerose múltipla e beneficiário do mesmo tratamento, o documentário surgiu da necessidade de compartilhar esse conhecimento com outros portadores, seus familiares e conhecidos, profissionais da saúde, estudantes de medicina e interessados em geral.


O Tratamento

            As doses de vitamina D devem ser acertadas individualmente considerando diversos fatores e, portanto, o tratamento deve ser realizado necessariamente sob supervisão médica.
            Todo o hormônio tomado em doses acima daquelas acertadas individualmente pode provocar reações adversas, e a vitamina D não é exceção. Se não administradas corretamente, doses superiores a 10.000 UI (Unidades Internacionais) podem causar danos irreversíveis a função renal, entre outras complicações.          
           É importante ressaltar que não é necessário abandonar nenhum outro tratamento (nem mesmo os imunomoduladores) para que o paciente se beneficie com o tratamento da vitamina D. O que acontece é que muitos pacientes se sentem inseguros no início, mas com o tempo acabam deixando as injeções de lado por dois motivos principais: pelo desconforto em tomar esses medicamentos ininterruptamente, mas, principalmente, pela maior efetividade da vitamina D na proteção do sistema imunológico.

Instituto de Autoimunidade

           O doutor Cícero está trabalhando, ao lado de alguns pacientes que se beneficiaram deste tratamento, para a criação de uma associação sem fins lucrativos chamada de Instituto de Investigação e Tratamento de Autoimunidade. Seu objetivo primordial é a promoção de atendimento médico para portadores de doenças autoimunitárias, viabilizando o atendimento gratuito aos portadores com baixa renda.
          O Instituto ainda não foi criado efetivamente por falta de investimentos, que serão necessários para pagar, a princípio, o espaço, atendimento médico especializado e os serviços de diagnóstico e monitoramento para os pacientes. No momento, o doutor Cícero reserva parte do seu horário de atendimento para receber pacientes gratuitamente em seu consultório pelo Instituto, mas infelizmente a enorme demanda está longe de ser atendida da maneira ideal.

Depoimentos

Sylvia Novaes

         Minha irmã faz o tratamento com o dr. Cícero há 2 meses e já está em remissão das sequelas da Esclerose Múltipla: a fadiga já não existe mais, a visão já voltou ao normal, as cãibras nos braços e pernas acabaram, está conseguindo levar de novo, após 5 anos de luta, uma vida com qualidade! Para complementar: os formigamentos da minha irmã regrediram no segundo mês e a caminhada está firme, segura e mais rápida, ela voltou a usar salto!!! Está feliz da vida!!!

Carlos Lazzaris

         Escrevo com LAGRIMAS nos olhos, porem, são lagrimas de FELICIDADE.
         Minha esposa é portadora de Esclerose Multipla desde 2002. Já tomamos todos os interferons possiveis, e a 3 anos estavamos tratando com o tysabri. A evolução da doença continuou e nossas perspectivas não eram as melhores.
        NOSSA VIDA MUDOU, nossos corações estão cheios de AMOR E ESPERANÇA, nossa   ENERGIA esta renovada. Nosso FUTURO será maravilhoso.
        Eu e minha Esposa fazemos o tratamento com a VITAMINA D.
       Obrigado DR.Cicero Galli.

Alexandre Sandoval

       Estou aqui para descrever um pouco do meu histórico da Esclerose Múltipla.
       Bem a patologia foi diagnosticada em 2000, e desde então fui submetido a intensa medicação de interferon beta 1A e beta 1B, intercalando com surtos remissivos, estes que foram aumentando sua frequência nos últimos 5 anos, sendo tratados com cortizona, ciclososfamida. A medicação dava muita alergia nos locais de aplicação, estava com o corpo todo com manchas escuras (pretas) que estavam em progressão, diagnosticado pelo Centro de Dermatologia do Hospital das Clínicas do ES, como sendo provenientes da medicação aplicada 3 vezes por semana. Com o aumento do número de surtos também por consequência ocorreram mais sequelas piorando assim a qualidade de vida, e o aumento das limitações físicas.
      Há um ano comecei o tratamento com Dr. Cícero Coimbra e desde então parei com a medicação e iniciei com a vitamina D (tomo hoje 80 gotas por dia) e ômega 3, conforme a prescrição médica.
      Relato abaixo as melhoras ocorridas desde então: eliminação do número de surtos que passou de 3 a 4 por ano para nenhum, qdo cheguei para iniciar o tratamento estava andando numa cadeira de rodas por encontrar-me em estado de avançado fraqueza e desequilíbrio, e hoje não necessito mais desde meio de locomoção, ou seja a melhora de cerca de 99% da qualidade de vida.

Ana Wauneka

      Fui diagnosticada com EM em 2008 e poucos meses depois iniciei meu tratamento com o dr. Cicero Coimbra. Desde então, minha EM entrou em remissão total, com o resultado das ressonâncias magnéticas indicando, ano após ano, uma completa inatividade da carga de lesões, inclusive com diminuição de numero e/ou tamanho das lesões já existentes.
      Antes de começar a tomar a vitamina D eu tomava o copaxone, tinha muitos sintomas, como formigamentos, dormências, e uma imensa fadiga. O copaxone também me causou pressão alta e palpitações. Com a vitamina D, a fadiga desapareceu rapidamente e o restante dos sintomas seguiu o mesmo caminho em uma questão de meses. Hoje, com quase 4 anos de tratamento e 2 anos após ter abandonado o copaxone, levo uma vida normal.
      Para todos que têm EM ou outras doenças auto-imune, como psoríase, lupus, vitiligo, artrite reumatóide, reumatismo, diabetes tipo 1 e tantas outras, eu só posso dizer que recomendo demais esse tratamento!

Mauro Vargas

      Eu comecei o tratamento com a Vitamina D em dezembro de 2011. Eu sentia uma dor no braço direito e no lado direito da cabeça. Sentia essa dor umas 4 vezes por dia e durante o sono da noite, quando eu ia ao banheiro umas duas vezes por noite. Essa dor durou 01 ano e 10 meses, eu a sentia diarimente e durava uma meia hora. Falei com o meu neuro sobre isso e ele me disse para que eu não bebesse água após as seis horas da tarde. Claro que, mesmo sem tomar água, eu ia ao banheiro durante a madrugada e continuava sentindo as dores. O que fez as dores sumirem foi, sim, a vitamina D receitada pelo Drº Cícero. Muito obrigado pela oportunidade de partilhar essa experiência. Abraços a todos e boa sorte no tratamento.

Contatos dos Médicos

      Médicos que fazem parte da equipe do Dr. Cícero:

Dr. Cícero Galli Coimbra
Especialidade: Neurologia
Cidade: São Paulo/SP
Endereço: Rua Diogo de Faria, 775 conj. 94
Tel: (11) 5908-5969 [após as 14h]

Dr. Danilo Chiaradia Finamor
Especialidade: Dermatologia
Cidade: São Paulo
Endereços:
- Rua Nuporanga, 77 – Tel: (11) 5082-1013
- Rua Diogo de Faria, 775 conj. 94 – Tel: (11) 5908-5969 [após as 14h]

Dr. Sergio Menendez Lucero (novo)
Especialidade: Clínico Geral
Cidade: São Paulo/SP
Endereço: Rua Diogo de Faria, 775, conj. 94
Tel: (11) 5908-5969 [após as 14h]

      Médicos que tiveram acesso ao protocolo do Dr. Cícero Coimbra e estão tratando pacientes com altas doses de vitamina D:

Dr. Sílvio Laganá *(novo)
Especialidade: Nutrologia
Cidade: São Paulo
Endereço: Rua Francisco Leitão, 210 Tel: (11) 3088-3711

Dr. Edison Saraiva Neves
Especialidade: Nutrologia
Cidade: Brasilia/DF
Endereço: SHLN lote 10 bl J. Ed. Multiclinicas salas 3/05/307.
Tel: (61) 3274-8661

Dr. Edson Tanhoffer
Especialidade: Neurologia
Cidade: Curitiba/PR
Tel: (41) 3030-2186 ou 3030-1893

      Outros profissionais que também trabalham com vitamina D no tratamento de doenças autoimunitárias, mas sem relação direta com o protocolo do dr. Cícero Coimbra:

Júlio Pimenta
Especialidade: Nutrição
Cidade: São Sebastião do Paraíso/MG
Tel: (35) 3558-1919

Dr. Eduardo Almeida
Endereço: Rua Lopes Trovão, 52
Cidade: Niterói
Tel: (21) 2612-0698
Site: www.arzt.com.br

Dr. Francisco Eristow Nogueira
Especialidade: Anestesia/Acupuntura
Cidade: Fortaleza/CE
Tel: (85) 3252-2348 ou (85) 9959-9783

Nenhum comentário:

Postar um comentário